Pessoal, a fim de dar um pouco mais de seriedade a este blog, postarei algumas coisas sobre os erros nossos de cada dia em se tratando do uso da nossa língua (portuguesa, viu?) O novo acordo ortográfico brasileiro já vai ser começar a ser cobrado cada vez mais. E por que não, usar este espaço para refletir e ensinar um pouco mais sobre esta língua tão complexa e linda que é a nossa.
No entanto, esta primeira dica é sobre o uso indiscriminado de uma ferramenta do editor de textos de seu computador (não vou citar nomes de marcas pois não estou sendo patrocinada por ninguém, ainda!)
Espero que gostem!!!
Cada pessoa, ao transcrever uma notícia para o software de texto – microsoft word ou open office writer, por exemplo – tem de estar atenta para não deixar passar erros de coesão, que nem sempre são detectados pelo programa. Às vezes são erros básicos como a falta de acento em proparoxítonas como, por exemplo, no substantivo ‘musica’ – por se tratar de um substantivo e não do verbo ‘musica’, aquela palavra teria o acento agudo na primeira sílaba.
Mas como o software não pensa [graças ao Pai senão eu não estaria por aqui] e nem prevê a intenção do autor, ele simplesmente deixa a palavra sem o acento e também não a considera como errada (o grifo em vermelho não aparece).
Então, se o texto não passar por um revisor, e se este não estiver atento, a palavra vai ficar com o erro e o sentido da frase e até mesmo do texto todo poderá ser mal compreendido pelo leitor. E este, é claro, vai se desinteressar pelo texto, ou mesmo pela seriedade do canal que está veiculando a informação.
Veja agora alguns exemplos de palavras que o programa não reconhece como erradas mesmo que o sentido não seja correspondente à intenção do escritor. .
Noticia –
1 – Este jornaleco só noticia coisas negativas. (do verbo NOTICIAR – anunciar, divulgar)
2 – Minha mãe disse-me uma notícia boa, finalmente! (do substantivo NOTÍCIA – aviso, nota, observação, apontamento)
Vinculo –
1 – Eu vinculo a minha conta bancária com a da minha esposa. (do verbo VINCULAR – juntar, conectar)
2 – Meu vínculo com você é mais intenso do que parece. ( do substantivo VÍNCULO – liga, conexão)
Veiculo –
1 – Eu veiculo a informação assim como ela aconteceu. ( do verbo VEICULAR – levar, anunciar)
2 - Meu veículo ficou apreendido na blitz. (do substantivo VEÍCULO – condução, transporte, carro)
Trafico –
1 – Eu trafico cocaína há anos e nunca fui pego até agora. (do verbo TRAFICAR – comerciar, negociar)
2 - O tráfico de drogas tem aumentado a criminalidade na zona sul. (do substantivo TRÁFICO – circulação, comércio, trânsito)
Tem ainda outros exemplos tais como:
medico/médico;
trafego/tráfego; entre muitos outros.
E então, você conhece alguma outra palavra que exemplifique estes casos, escreva-nos. Mande sua dúvida e esclareceremos.
Defenda a sua Língua!
Nenhum comentário:
Postar um comentário